quarta-feira, 4 de junho de 2014

Estou a crescer! Mãe, pai...amanhã vou para o 5º ano! E agora?





Durante o percurso escolar existem fases determinantes para o sucesso, motivação e bem-estar dos alunos. A passagem do primeiro ciclo para o segundo ciclo, é um dos momentos mais marcantes.

São muitas as mudanças, surgem momentos de ansiedade, de receios e simultaneamente de felicidade, gerando um misto de euforia e medo

Os nossos "pequeninos" estão mais crescidos e vão deixar os hábitos da escola primária, para conhecer um mundo diferente, repleto de novidades: , a escolaos amigosos professoresos funcionários, os livros, as rotinas e principalmente as responsabilidades.

Nesta fase, o acompanhamento dos pais é fundamental para o sucesso e harmonia dos filhos. Na transição de ciclo escolar, existem pequenos elementos que são determinantes para a boa integração do seu filho:

1. Horário escolar. O horário escolar deve ser colocado em local visível e de fácil acesso para os pais. Mostrar ao seu filho que conhece e se interessa pelas suas rotinas,  proporciona-lhe segurança e confiança.  Neste horário devem igualmente  existir momentos para a brincadeira e diversão. 

2. Mapa dos testes e atividades da escola.  Todos os meses é importante que exista um mapa no qual possam ser registadas as datas dos testes, bem como dos trabalhos de grupo, entre outras atividades. Aqui devem igualmente ser referenciados os sucessos do seu filho, bem como o que deve melhorar.  Deste modo, apelará à responsabilidade e à capacidade de organização. 

3. Reforço positivo. Elogiar é muito importante, mas atenção deve ser feito no momento certo e com valorização. Elogiar só porque sim, não é adequado.
Por exemplo, em vez de: «Boa, que trabalho tão bonito!», deve dizer «Gosto mesmo muito do que fizeste, explica-me o que significa cada parte do trabalho... o que gostaste mais de fazer....achas que podes melhorar alguma coisa?» Assim será reforçada a auto-estima e a resistência à frustração. 

4. Caderneta do aluno. Este pequeno livrinho é um importante e útil meio de comunicação entre a escola e a família. Diáriamente deve ser verificada. Revela o seu interesse pelas rotinas escolares do seu filho. 

5. Contato com o diretor de turma. Semanalmente existe uma hora para atendimento aos pais. Caso não possa comparecer a alguma reunião, pode contatar o diretor de turma, por telefone, através da caderneta ou por email.  Não pode em caso algum, deixar de o fazer! Quando exigimos aos nossos filhos responsabilidade, também nós, temos que ser responsáveis. 

6. Assinar os testes. Esta é a melhor e mais eficaz forma de acompanhar os progressos e dificuldades do seu filho. Não deve esperar pelos resultados de cada final de momento letivo, para agir. A ajuda deve surgir logo que comecem a verificar-se dificuldades. 

7. Rotinas. Conforme tinha sido referido noutro post, elementos básicos como: rotina adequada ao nível da alimentação, sono e hábitos de estudo, são fatores determinantes para o bom desempenho escolar do seu filho. 

8. Página web do agrupamento. Com a internet, torna-se ainda mais fácil aceder ao mundo escolar do seu filho. Com a ajuda do diretor de turma poderá aprender a utilizar esta ferramenta online, obtendo importantes informações. Em pouco tempo, poderá saber qual a ementa escolar, os movimentos do cartão do aluno, a assiduidade, datas dos testes, entre outros. 

9. Participação em atividades extra-curriculares abertas à comunidade educativa. O agrupamento de escolas Silves Sul promove todos os anos atividades variadas, tais como: passeio de cicloturismo, sarau gimndesportivo, corta-mato escolar, arraial de fim-de-ano...A sua participação é fundamental para a boa integração do seu filho. Participe ativamente na vida escolar do seu maior tesouro.



....


domingo, 11 de maio de 2014

O divórcio e as crianças. Como agir?






Para os casais em processo de separação, o fim da relação torna-se muito mais complicado quando existem filhos em comum.
Sendo que os filhos são um elo para toda a vida,  é muito importante que este momento seja gerido com muita sensibilidade e calma.

Será para todos, pais e filhos, uma fase de instabilidade emocional. Surgem muitas mudanças, dúvidas e inseguranças, pois o futuro será marcado por claras alterações.
Todas as mudanças geram sofrimento, porém, se forem geridas adequadamente,  resultarão em maturidade emocional

O seu filho irá certamente passar por momentos de tristeza e questionamento. Deste modo, apresentamos alguns pontos a considerar em caso de separação dos pais.

1.
É fundamental evitar discussões e acusações na presença do seu filho. Jamais deverá culpabilizar o seu parceiro pela situação. Esta fase deve ser encarada como natural, reforçando que o pai e mãe já não são namorados, mas que continuam a amar muito o filho.

2.
Caso o seu filho manifeste sinais de tristeza ou revolta, deverá demonstrar que compreende e respeita os seus sentimentos, referindo:
«compreendo que estejas triste (revoltado), mas sabes que nós continuamos a amar-te muito.»
Se o seu filho tiver vontade de chorar, aceite a sua manifestação de revolta, tristeza e zanga. Ofereça-lhe o seu colo, carinho e compreensão. 

3.
Muitas crianças, acreditam que os pais se vão separar por sua causa.  Inclusive,  podem fantasiar que esta rutura, surge porque se portaram mal ou porque não cumpriram alguma regra familiar. É muito importante esclarecer que a separação é uma decisão de adultos e não motivada pelo comportamento de uma criança. 

4.
Seja criativo e dramatize através de brincadeiras, jogos ou histórias o que está a acontecer com o seu casamento. Deste modo, poderá explorar emoções e sentimentos do seu filho. 


5. 
Nestas alturas, na maioria das vezes, são os próprios adultos que complicam as coisas. Simplifique, possibilitando ao seu filho que na fase inicial não existam restrições de tempo e horário para a companhia do pai ou mãe. Devem ser permitidos telefonemas, caso o seu filho o solicite.

6.
Após a separação, os adultos devem apostar num contato cordial, na presença do menor. Deste modo, a criança compreenderá que apesar de separados, os pais continuam a respeitar-se e principalmente a respeitar o amor que sentem pelo filho.

7.
Quando se sentir preparado, deve falar sobre os bons momentos  vividos com o pai e a mãe. Esta partilha deve ser vivida com agrado. 

8.
A família de proximidade terá um papel fundamental nesta fase. Solicite apoio e evite situações de dramatização. 
A escola, poderá igualmente apoiar o seu filho. Informe o professor responsável. Deste modo, terá maior suporte e compreensão em casos de ocorrência de comportamento instável. 

9.
Nunca se deve esquecer: são os adultos que se vão separar, não a criança.
O seu filho deve sentir que é importante para ambos os pais. 
« Nós seremos sempre os teus pais e tu serás sempre o nosso filho.»



quinta-feira, 1 de maio de 2014

O meu filho diz que não gosta da escola. E agora?

Quase todos nós, em algum momento da vida escolar sentimos descontentamento e referimos facilmente que não gostamos da escola, tal é natural, quando resulta de algum episódio concreto e surge como manifestação esporádica.

 Por outro lado se verificar que este tipo de observação: "não gosto da escola!", " não quero ir à escola!" se torna recorrente e aliado a comportamentos de resistência, "birras", choros, tristeza evidente, apatia, ou mesmo comportamentos agressivos... é fundamental que compreenda quais os motivos para tal comportamento


Em primeiro lugar deverá demonstrar total compreensão e evitar comportamentos autoritários. Deverá continuar a levar o seu filho à escola, porém sem desvalorizar o seu sentimento de insatisfação, mostrando-lhe que está disponível para ajudar.

Em vez de: "Tens que ir à escola, porque eu é que sei o que é bom para ti!" ou "Vais à escola, e acabou-se a conversa!",
Deverá dizer: "Sei que algo te incomoda na escola, e tu sabes que eu gosto muito de ti e tudo farei para te ajudar!" 

Caso o seu filho manifeste dificuldades em verbalizar as razões do seu descontentamento, poderá pedir-lhe que escreva num papel o que sente.
Solicite ajuda a um adulto de referência ou a um amigo. Por vezes, por receio em desiludir os pais, torna-se mais fácil falar com outra pessoa de confiança.
É igualmente muito positivo, criar uma história cuja principal personagem seja uma criança  ou jovem que se sente triste e sem gosto pela escola. Procure explorar esta história com o seu filho, perguntando-lhe:
"- Porque achas que ______ não gosta de ir à escola?"
"- Como achas que o professor o pode ajudar?" E os amigos? E os pais? E...?"


Outro aspeto importante é esclarecer se o seu filho "não gosta de ir à escola" ou se "não gosta de ir às aulas". Este pequeno pormenor ajudará a compreender se o problema reside na sala-de-aula, ou nos intervalos com os colegas. 

Logo que se aperceba desta situação, deverá contratar o professor titular/diretor de turma e se necessário, a direção do agrupamento, para que todos os procedimentos necessários sejam realizados para ajudar o seu filho a superar esta situação.

Aposte na educação positiva e consciente e ensine ao seu filho...








terça-feira, 29 de abril de 2014

6 segredos da comunicação eficaz entre pais e filhos







1. Momento Certo. Será que faz sentido tentar iniciar algum tipo de comunicação com o seu filho, quando está zangado e irritado? Quais os benefícios de uma conversa, iniciada entre acusações e gritos? Muitas vezes, esperar quinze minutos ou um dia, revela-se bastante produtivo. 

No momento de uma discussão, afaste-se do local onde se encontra com o seu filho. Só quando se sentir calmo, poderá iniciar uma conversa de forma ponderada e menos emotiva. 

2. Emoções dos Pais. É fundamental que ambas as partes, pai e filho, conheçam e respeitem os sentimentos e emoções de cada um. Sentiu-se frustrado com alguma atitude do seu filho? Então, deve dizê-lo claramente, sem rodeios, mas de forma assertiva, evitando tom acusador e agressivo. Deste modo, estará a promover o desenvolvimento do respeito pelo outro, assertividade, empatia e capacidade de escuta ativa. 

3. Emoções dos Filhos. Numa comunicação eficaz, os filhos devem poder expressar os seus sentimentos e emoções sem receio dos pais. Prepare-se para aceitar os sentimentos do seu filho, mesmo que sejam difíceis de tolerar. Assim estará a estimular a noção de verdade, a resistência à frustração e a comunicação interpessoal e intrapessoal. 
Emoções como: frustração, medo, revolta, tristeza, raiva...devem ser abordados como sendo perfeitamente naturais. Lembre-se: não são os sentimentos que são errados, mas sim alguns comportamentos, resultantes da desadequada gestão das emoções. 

4. Estratégias. Parou tudo! Quando se falam em estratégias, por vezes nós adultos costumamos complicar um pouco as coisas. Elaboramos mil e uma estratégias, mas muitas vezes esquecemos-nos do essencial. Procure ser objetivo, criativo e simples. Por vezes, um lanche num local tranquilo, repleto de boas recordações, poderá ser o ponto de partida fundamental para abordar temas complexos e difíceis, quer para os pais, quer para os filhos.  

5. Negociação. Quando está numa reunião de trabalho, sente-se satisfeito quando lhe impõem algo que não concorda? Negociar, não significa ceder! Significa encontrar um ponto de equilíbrio entre si e o seu filho, nunca descredibilizando o seu papel de adulto e a importância do cumprimento de regras. 

6. Resultados.  Vamos refletir: nós mantemos as mesmas atitudes desde há 5 anos? Pois é, todos os dias, resultado das nossas experiências, vivências e relações, evoluímos e modificamos comportamentos. Deste modo, nós adultos devemos aceitar como natural a necessidade de criar estratégias diferentes tendo em conta a faixa etária dos filhos, ou o estado emocional em determinada fase do seu crescimento.

Mara Guerreiro
Psicóloga Clínica

domingo, 27 de abril de 2014

Opinião dos Alunos sobre o Programa Mimo Meu

Vamos então conhecer a opinião de alguns alunos acerca do Programa Mimo Meu...

****

"Estou a gostar muito! Por mim podia fazer estas sessões todos os dias. É o programa perfeito! Obrigada!"
A. 13 anos

**
"Este programa ajuda-nos não só mentalmente como fisicamente, por exemplo na escola conseguimos concentrar-nos e obter melhores resultados. Obrigado!"

J. 14 anos 

**

"Neste programa consegui demonstrar aquilo que realmente sou e ajudou-me em vários aspetos, tais como a concentração. Já estive com vários psicólogos, mas esta é a melhor. Vou empenhar-me mais na escola. Eu não quero que a escola acabe, pois gosto muito de estar aqui. Este programa começou a ser o meu melhor momento e adoro."

M. 15 anos

**

" O programa mimo meu é um programa que me faz sentir bem na vida escolar. Se este programa não existisse, eu estava nervoso, com ansiedade e pensamentos negativos. Mas graças a este programa, os meus problemas foram-se embora e sinto-me bem graças aos exercícios que a psicóloga ensina. "

A. 13 anos 

**

"Gosto muito das sessões do mimo meu, deixam-me bastante relaxada e bem-disposta. Dá-me iniciativa para passar de ano."

M. 13 anos

**

"Eu adoro muito estas sessões, sinto-me mais calma e estou a gostar muito. É muito importante e está a ajudar-me mais." 

B. 12 anos

**

"Gosto muito de estar aqui. Ajudou-me muito para que os meus dias fossem melhores e gostar de mim assim como sou. Vir aqui é muito importante para mim porque faz-me pensar que afinal  existem coisas positivas na vida e que sou mais forte do que pensava ser."

J. 15 anos 




Um muito obrigada pela opinião dos alunos! Este programa só faz sentido porque é realizado com todos vós...:-D



terça-feira, 22 de abril de 2014

WORKSHOP CRIATIVIDADE E BEM-ESTAR NA EDUCAÇÃO


Mais um projeto a não perder :-D



Workshop Criatividade e Bem-Estar na Educação

Destinado todos os profissionais de educação, saúde e pais interessados em conhecer técnicas de relaxamento e massagens lúdico-pedagógicas. Este é um workshop a não perder!

criatividade e bem-estar na educação são determinantes para o sucesso dos alunos e do seu filho!


Data: 10 de Maio
Local:  Escola Básica do primeiro ciclo de Armação de Pêra 
(Agrupamento Silves Sul)
Horário: das 14h30m às 18h
Mais informações e inscrições: info.mimomeu@gmail.com
                    967722502

Atenção as inscrições são limitadas e devem ser realizadas até dia 2 de Maio!
Desconto 10%: Inscrições até 30 de Abril
Desconto 15% para inscrições do Agrupamento Silves Sul

Este workshop inclui: Caixinha ZEN KIDS (mágico, mágico e inédito!)
serviço de babysiting 
(parceria realizada com a nova gerência da creche Jardim dos Palhacinhos) 

Deste modo, caso necessite poderá participar no workshop enquanto o seu filho se diverte noutra sala.

O que está à espera! Ainda não se inscreveu?! As inscrições são limitadas!

WORKSHOP PARENTALIDADE POSITIVA



Mais um projeto de parceria entre o Programa Mimo Meu e o Agrupamento Silves Sul.

 Este Workshop é  especialmente destinado a todos os pais que acreditam no poder da FELICIDADE e do AMOR!

Pais Positivos = Educação FELIZ

Será um workshop prático, com muitas dicas criativas! 
Ajude o seu filho a ser Positivo! Com auto-estima! Valorizado! AMADO!


Data: 10 de Maio
Local:  Escola Básica do primeiro ciclo de Armação de Pêra 
(Agrupamento Silves Sul)
Horário: das 10h às 12h30m
Mais informações e inscrições: info.mimomeu@gmail.com
                                         967722502

Atenção as inscrições são limitadas e devem ser realizadas até dia 2 de Maio!
Desconto 10% : inscrições até 30 de Abril
Desconto 15% para inscrições do Agrupamento Silves Sul

Este workshop inclui: KIT Família Feliz (mágico, mágico e inédito!)
serviço de babysiting
(parceria realizada com a nova gerência da creche Jardim dos Palhacinhos) 

Deste modo, caso necessite poderá participar no workshop enquanto o seu filho se diverte noutra sala.

O que está à espera! Ainda não se inscreveu?! As inscrições são limitadas!

Gabinete Orientação Educacional - Agrupamento Silves Sul


O GOE é um projeto educativo do agrupamento silves sul, com características singulares, que surge da necessidade de implementação de estratégias ativas e direcionadas para a otimização de uma escola na qual todas as crianças e jovens possam desenvolver as suas aprendizagens de forma motivada e confiante.

Deste modo, pretende-se investir na estimulação de emoções positivas, promovendo o desenvolvimento da inteligência emocional, com o propósito de impulsionar a inclusão e o sucesso escolar.
O reforço da auto-estima e do potencial individual de cada aluno contribuirá assim para que a escola seja sentida como espaço promotor de bem-estar, estimulando atitudes positivas de crianças e jovens que tenderão a ser mais felizes, ativos e empreendedores.

O trabalho desenvolvido no GOE é da responsabilidade do orientador educacional, em articulação com a direção do agrupamento e com o diretor de turma

Neste âmbito foi implementado o programa mimo meu, com a criação de ateliers de emoções. São igualmente realizados atendimentos individualizados sempre que necessário, sessões de esclarecimento para encarregados de educação, apoio ao diretor de turma, dinamização de momentos não-letivos, entre outras atividades de reforço à qualidade de relação escola-aluno-família. 


Competências em desenvolvimento nos ateliers de emoções:

·         Resiliência;
·         Resistência à frustração;
·         Escuta ativa;
·         Concentração;
·         Motivação;
·         Auto-estima;
·         Gestão emocional;
·         Partilha de emoções e experiências;
·         Expressão em público;
·         Relaxamento;

Principais benefícios do programa mimo meu:

·         Promoção da auto-estima, auto-confiança e auto-conhecimento;
·         Desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção plena;
·         Valorização das emoções nas relações intrapessoais e interpessoais;
·          Aumento da criatividade;
·         Promoção do relaxamento e auto-controle;
·         Valorização da saúde física e mental;
·         Promoção do sucesso escolar;
·         Diminuição de comportamentos impulsivos e agressivos,
·         Redução de manifestações de ansiedade e stress,
·         Valorização da harmonia individual e grupal,

·         Desenvolvimento positivo das relações familiares

Programa Mimo Meu - O que é?


Promovendo a Inteligência Emocional, Inclusão e Sucesso Escolar


Em constante descoberta do mundo que os rodeia, através dos sentidos e das emoções, as crianças e os adolescentes vão assimilando ao longo do seu crescimento experiências únicas que lhes permitem desenvolver comportamentos e afetos fundamentais ao seu desenvolvimento saudável.

Vários estudos internacionais têm referenciado e comprovado a importância do aperfeiçoamento harmonioso da Inteligência Emocional como fator determinante para o sucesso do ser humano ao longo das diferentes etapas da sua vida. 

Mais que valorizar o raciocínio lógico e as habilidades matemáticas e espaciais, tornou-se fundamental promover a qualidade do relacionamento humano, assim sendo, considera-se crucial fomentar a inclusão de instrumentos pedagógicos que promovam as capacidades, “saber estar” e “saber ser”.

O Programa Mimo Meu, da autoria da psicóloga Mara Guerreiro,  é composto por um conjunto de ferramentas lúdico-pedagógicas, cuidadosamente estruturadas e criadas com o principal objetivo de promover o equilíbrio emocional das crianças e dos adolescentes com idades compreendidas entre os quatro anos e os catorze anos.

Neste âmbito, são criados ateliers de emoções, nos quais as emoções e os sentimentos serão trabalhados, por forma a conduzir a um estado de bem-estar e relaxamento, fundamental ao desenvolvimento de capacidades individuais e sociais, promotoras de saúde mental e interação grupal saudável.

Assim, as crianças e jovens integrados neste programa, aprendem a reconhecer as suas emoções e formas de lidar com as mesmas, permitindo-lhes desenvolver competências de autoconhecimento, reduzindo fatores de ansiedade e stress, fomentando naturalmente o sucesso escolar.

Atualmente o Programa Mimo Meu, está a ser desenvolvido no Agrupamento Silves Sul.

No primeiro ciclo abrange os alunos dos 4ºs anos de escolaridade. No segundo e terceiro ciclos são criados grupos com alunos dos  5º anos e 7º anos. 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O meu filho é muito ansioso. O que posso fazer?

Atualmente é cada vez mais comum encontrar pais preocupados com as manifestações de ansiedade dos filhos.
Muitas vezes estes comportamentos de ansiedade e stress infantil acabam por se transformar em perigosos agentes bloqueadores. 

Uma criança em constante sentido de alerta e agitação, acaba por revelar dificuldade ao nível da concentração e inevitavelmente da motivação e auto-estima.

Caro pai e mãe, cabe a si, o adulto de referência, ajudar o seu filho a ultrapassar estas dificuldades. 



A ansiedade e stress na infância e adolescência não são brincadeiras...devem ser valorizados e compreendidos atempadamente.

Deixamos então alguns aspetos a considerar

1. Eu sinto...! Em primeiro lugar deverá procurar as razões para o aparecimento destas emoções. Converse com o seu filho, procurando compreender em que momentos se sente mais ansioso. É fundamental identificar quais as manifestações físicas ocorridas durante os episódios de ansiedade, por exemplo: roer a unhas,  chorar, isolamento, desistir das tarefas,  comportamento agressivo, etc..

2. Nós compreendemos-te..! Revele-se compreensivo com o seu filho. Com um tom de voz calmo e tranquilo aborde o assunto, procurando encontrar estratégias para ajudar a tranquilizá-lo. Caso verifique que não consegue, deverá consultar um especialista, com o objetivo de obter ajuda profissional. 


3. Hoje, Amanhã e Depois...Pode parecer muito básico, mas é fundamental para a estabilidade emocional do seu filho a existência de rotinas e regras. Imagine um barco à deriva, sem rumo, que pode atracar em parte incerta. É assim que o seu filho se sente, se não existir uma organização e gestão adequada do seu tempo.  
Muitas vezes, a ansiedade verificada na escola, principalmente em momentos de  testes, ocorre porque o estudo é realizado na véspera.  Assim se diariamente, o sono, a alimentação, o tempo de estudo e a brincadeira ocorrem de forma equilibrada, certamente os momentos de ansiedade serão menores. 

4. Eu conheço a tua realidade...Pois é, papás e mamãs...muitas vezes desconhecemos o que se passa diáriamente com os nossos filhos na escola. A tríada, escola-família-aluno, deve ser valorizada ao pormenor. Mantenha contrato frequente com o professor do seu filho. 
A positiva integração junto dos colegas e da comunidade escolar é fundamental para o bem-estar das crianças. Fale sobre emoções e sentimentos. 

5. Vamos relaxar e meditar...se o seu filho está a estudar e não se consegue concentrar, então é melhor fazer uma pausa. Coloque uma música calma e agradável e promova um momento de relaxamento ou meditação. Ajude o seu filho a encontrar estratégias para auto-controle e harmonia física e mental. As crianças adoram meditar e relaxar...comece agora e transforme este momento numa rotina diária.

Resumindo, preste atenção aos seguintes fatores: 

- A alimentação está a ser adequada? (Deve sempre ir para a escola com o pequeno-almoço tomado)
- dorme o número de horas necessário. A noite é tranquila?
- Quais os momentos em que fica mais ansioso?
- Quais as manifestações físicas da ansiedade e stress.
- Quais os pensamentos: "Eu não consigo, vou desistir!"?
- Tem amigos? O que faz nos intervalos?
- Gosta de ir à escola?
- Como se acalma?

para mais informações disponibilizamos o email: info.mimomeu@gmail.com


5 Dicas para ajudar o filho a Estudar!




Comece já hoje a colocar em prática as dicas apresentadas em seguida. É fundamental que o seu filho sinta o seu interesse e valorização pelas atividades realizadas na escola. 



Organização. É importante compreender e ajudar  a gerir o tempo para brincar e estudar. Se possível, deverá criar o “cantinho do estudo”. Esse espaço deve ser tranquilo, arejado e organizado, para que os momentos de estudo possam ocorrer tranquilamente e sem interrupções.
Estudar deve fazer parte das rotinas diárias do seu filho, assim evitará momentos de ansiedade na véspera dos testes.  

     Alimentação. Verifique o cumprimento devido das refeições. Antes de iniciar o estudo em casa, deve lanchar, evitando pausas desadequadas.


 Sono. A concentração e a motivação estão diretamente relacionadas com o sucesso escolar e pessoal. Uma criança que não dorme o tempo necessário, tendencialmente terá mais dificuldades ao nível da concentração, da auto-estima e do raciocínio lógico.


Tempo de estudo. Ajude o seu filho a organizar o tempo de estudo. Deverá estudar 45 minutos e descansar 10 minutos. Durante as pausas deve evitar atividades estimulantes e agitadas, tais como televisão, consolas, música alta, entre outras. 


Valorizar competências adquiridas. É fundamental reforçar e valorizar positivamente cada conquista do seu filho, bem como as dificuldades que possa ter. Converse sobre sentimentos e emoções. Reforce  pensamentos e comportamentos positivos.  


Seja feliz e proporcione momentos de felicidade ao seu filho. 
Uma criança que gosta de estudar, que se sente incluída e valorizada será certamente mais sorridente, feliz, harmoniosa e empenhada.