terça-feira, 22 de abril de 2014

Programa Mimo Meu - O que é?


Promovendo a Inteligência Emocional, Inclusão e Sucesso Escolar


Em constante descoberta do mundo que os rodeia, através dos sentidos e das emoções, as crianças e os adolescentes vão assimilando ao longo do seu crescimento experiências únicas que lhes permitem desenvolver comportamentos e afetos fundamentais ao seu desenvolvimento saudável.

Vários estudos internacionais têm referenciado e comprovado a importância do aperfeiçoamento harmonioso da Inteligência Emocional como fator determinante para o sucesso do ser humano ao longo das diferentes etapas da sua vida. 

Mais que valorizar o raciocínio lógico e as habilidades matemáticas e espaciais, tornou-se fundamental promover a qualidade do relacionamento humano, assim sendo, considera-se crucial fomentar a inclusão de instrumentos pedagógicos que promovam as capacidades, “saber estar” e “saber ser”.

O Programa Mimo Meu, da autoria da psicóloga Mara Guerreiro,  é composto por um conjunto de ferramentas lúdico-pedagógicas, cuidadosamente estruturadas e criadas com o principal objetivo de promover o equilíbrio emocional das crianças e dos adolescentes com idades compreendidas entre os quatro anos e os catorze anos.

Neste âmbito, são criados ateliers de emoções, nos quais as emoções e os sentimentos serão trabalhados, por forma a conduzir a um estado de bem-estar e relaxamento, fundamental ao desenvolvimento de capacidades individuais e sociais, promotoras de saúde mental e interação grupal saudável.

Assim, as crianças e jovens integrados neste programa, aprendem a reconhecer as suas emoções e formas de lidar com as mesmas, permitindo-lhes desenvolver competências de autoconhecimento, reduzindo fatores de ansiedade e stress, fomentando naturalmente o sucesso escolar.

Atualmente o Programa Mimo Meu, está a ser desenvolvido no Agrupamento Silves Sul.

No primeiro ciclo abrange os alunos dos 4ºs anos de escolaridade. No segundo e terceiro ciclos são criados grupos com alunos dos  5º anos e 7º anos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário